sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

ALERTA PORTUGAL - Animais em vias de extinção...


Não é dificil...

Basta pensarmos um pouco para vermos que o pouco que se tem feito há-de ser sempre muito escasso comparativamente a todo o mal do passado...



"Nome popular: ÁGUIA - REAL
Nome Científico: Aquila chrysaetos

Distribuição geográfica: ÁGUIA - REAL distribui-se geograficamente por grande parte do Hemisfério Norte. Na Europa encontra-se relativamente bem distribuída.
Actualmente, a população europeia estima-se entre os 5000 e os 7200 casais nidificantes. A população nacional encontra-se estimada entre 56 e 63 casais nidificantes, devendo estar a aumentar ligeiramente. A maior parte da população nidifica no Nordeste transmontano e Alto Douro. Os demais casais distribuem-se nas serras da Peneda, Gerês, região do Tejo Internacional, Marão, troço médio do Guadiana e pontualmente noutras áreas.

Habitat natural: Espécie que essencialmente nidifica em habitats rupícolas (rochosos), no entanto, se estes meios escassearem pode construir os seus ninhos em árvores.
Na Península Ibérica aproximadamente 90% dos casais constroem os seus ninhos em meios rupícolas. Pode nidificar desde o nível do mar até altitudes superiores aos 2000 metros. Contudo, na Península prefere claramente as áreas montanhosas e com menor pressão humana. Florestas, serras e montanhas da Europa.

Hábitos alimentares: Alimenta-se de mamíferos, aves e répteis de tamanho médio, podendo recorrer de igual modo a animais mortos. Na maior parte das situações, as principais presas consumidas são coelhos, lebres e várias espécies de galiformes. Captura com alguma frequência outras espécies de predadores, como raposas ou genetas. Geralmente, captura as suas presas no solo, caçando preferencialmente em áreas abertas, evitando zonas muito arborizadas. Alimenta-se de sementes e frutas. Em cativeiro, é comum comer amendoim, girassol, milho verde e frutas.Tamanho: 95 cm de comprimento e até 2m de envergadura (é a maior das águias).

Peso: De 3 kg até 6,125 kg.

Período de gestação: A águia-real é uma espécie monogâmica, que realiza apenas uma postura por ano, sendo normalmente constituída por 2 ovos (por vezes, pode apresentar 1 ou 3 ovos). As aves incubam os ovos durante 43-45 dias.
Este trabalho é feito por ambos os elementos do casal, contudo a fêmea permanece mais tempo no ninho. O ninho é constituído por uma pilha de ramos e outro tipo de materiais vegetais.

Número de crias: 1 a 3 ovos.Tempo médio de vida: Máximo de 32 anos em liberdade; máximo de 46 anos em cativeiro.

Estado de conservação da espécie: Está em vias de extinção porque o homem destruiu o seu habitat e teima em roubar-lhe a sua fonte de alimento: a caça."




...
"Nome popular: Lince-Ibérico
Nome Científico: Lynx pardinus

Distribuição geográfica: Portugal e Espanha.

Habitat natural: Tem como habitats preferenciais os bosques e matagais mediterrânicos onde procura abrigo.

Hábitos alimentares: Alimenta-se quase exclusivamente de coelhos-bravos, no entanto, a sua dieta pode ser complementada com roedores, aves e crias de cervídeos.

Tamanho:
  • Comprimento: 80 cm até 110 cm; mais cauda de 11 a 13 cm.

  • Peso: 10 kg até 13 kg.

Período de gestação: Varia entre 63 e 74 dias.

Número de crias: 1 a 4

Tempo médio de vida: Até 13 anos.

Estado de conservação da espécie: O Lince-Ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo e encontra-se classificado como espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Também se encontra protegido pela Convenção de Berna e pela Convenção que regulamenta o Comércio de Espécies Selvagens, sendo considerado pela Directiva Habitats como uma espécie prioritária. As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos."



...

"Nome popular: Lobo-Ibérico



Nome Científico: Canis lupus signatus


Distribuição geográfica: Norte da Península Ibérica.


Habitat natural: Florestas.


Hábitos alimentares: A alimentação é muito variada, dependendo da existência ou não de presas selvagens e dos vários tipos de pastoreio presentes em cada região.


As principais presas selvagens do lobo são o javali, o corço e o veado, e as presas domésticas mais comuns são a ovelha, a cabra, o cavalo e a vaca. Ocasionalmente também mata e come cães e aproveita cadáveres que encontra.


Tamanho:
  • Comprimento: 1,10 m até 1,40 m; mais 30 a 45 cm de cauda.

  • Peso: Machos: 30 a 40 kg; Fêmeas: 25 a 35 kg.

Período de gestação: cerca de 2 meses.

Número de crias: 3 a 8

Tempo médio de vida: Vivem um máximo de 15 anos.

Estado de conservação da espécie: As causas do declínio do lobo são a sua perseguição directa e o extermínio das suas presas selvagens. O declínio é actualmente agravado pela fragmentação e destruição do habitat e pelo aumento do número de cães vadios/assilvestrados."

...

"Nome popular: Lontra

Nome Científico: Lutra lutra

Distribuição geográfica: Vive na Europa, Ásia, porção sul da América do Norte e ao longo de toda a América do Sul, incluindo o Brasil e a Argentina.

Habitat natural: Associada a zonas húmidas, ocorre em águas continentais como rios, ribeiras, pauis, lagoas e albufeiras, em águas salobras como os estuários, mas também nalguns pontos do litoral marinho.

Hábitos alimentares: Possui uma dieta maioritariamente constituída por peixe mas que pode incluir crustáceos, anfíbios, aves e alguns mamíferos consoante a sua disponibilidade e abundância no meio.

Tamanho:

  • Comprimento: 60 cm até 90 cm; mais cauda de 35 a 47 cm.

  • Peso: 6 kg até 10 kg.

Período de gestação: Cerca de 2 meses.

Número de crias: A ninhada pode ter entre 1 a 5 crias, sendo 2 a 3 o mais usual.

Tempo médio de vida: Vive entre 6 a 8 anos.

Estado de conservação da espécie: Classificada como Vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Entre os vários factores que colocam a espécie em perigo contam-se: a poluição e destruição dos ambientes aquáticos e ripícolas, o uso de pesticidas na agricultura que afecta a qualidade da água dos rios, os atropelamentos e a perseguição directa por parte do Homem devido à concorrência pelo peixe. Há a contar ainda com o facto de a sua pele ter um elevado valor no sector têxtil."

...

Ver informação extraída e restantes conteúdos em:
http://animaisdomundo.com.sapo.pt/europa.html

8 comentários:

gatosecaes disse...

nem tudo é mau. aparentemente o seu nº tem vindo a aumentar em portugal. viva!

Lobo Cinza disse...

Antes demais obrigado pelo comentário... :)
Mas é como disse...
Aparentemente... sim...
Refiro-me concretamente ao território Nacional...
O número de Águias Reais... é cada vez menor... assim como o dos Lobos... em relação aos Linçes Ibéricos o número aumentou sim, muito pouco, mas relativamente às famílias que se encontram em cativeiro...
Em relação às Lontras têm havido uma ligeira recuperação da espécie, gradualmente e apenas à medida que os Municipios e Entidades competentes conseguem que os cursos de água naturais não sejam prejudicados com as descargas habituais industrias e de saneamento a que durante anos tivémos sujeitos sem qualquer tipo de fiscalização e controlo...
Infelizmente...

Auuuuuuuuuuuuuuu...

rita disse...

merda porque exinçaoè marado

Luiza Monteiro' disse...

Esse blog está o maximo, a internet e os autores dos site ajuda-nos muito.
Sou ainda muito pequenina mais sei sobre tudo .
Nem dá para acreditar que sei tanto, pois não ?
Eu vim aqui para pedir muito obrigado, a internet e mais como quem e inventou a internet e também principalmente quem é o autor desse site muito .
Foi uma sorte entanto ter encontrado esse site (blogo pot) pois foi minha única salvação para mim ganhar um exelente no trabalho ...
Mais uma vez muito obrigado, Lobo Cinza !!!

Luiza Monteiro' disse...

Esse blog está o maximo, a internet e os autores dos site ajuda-nos muito.
Sou ainda muito pequenina mais sei sobre tudo .
Nem dá para acreditar que sei tanto, pois não ?
Eu vim aqui para pedir muito obrigado, a internet e mais como quem e inventou a internet e também principalmente quem é o autor desse site muito .
Foi uma sorte entanto ter encontrado esse site (blogo pot) pois foi minha única salvação para mim ganhar um exelente no trabalho ...
Mais uma vez muito obrigado, Lobo Cinza !!!

todos os meus amigos sao fixes disse...

esta bue fixe
parabens aos que fazem os sites
a net esnsina tudo

Unknown disse...

este saite é bue fixe

Unknown disse...

este blog esta muito bom, mas eu criei em Janeiro em AP um que esta mais eleborado e com mais animais, desculpa fazer propaganda aqui

www.animaispt.blogs.sapo.pt


Atc
Lobo Cinza