segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ártico - Maior degelo de que há memória...

Já foi notícia, mas convém relembrar...

Diz-se por aí (Universidade do Colorado, nos EUA) que os níveis deste Verão de 2008 estão perigosamente a correr o risco de bater recordes...

Nunca antes se viu no Ártico tanta água... e tão pouco gelo...

Basta pesquisar e encontrar as informções mais recentes, para começarmos a ver as tão "chocantes" imagens que Al Gore, há cerca de 1 ano, deu a "conheçer" ao Mundo...

Ursos Polares desesperados à procura de um "bloco de gelo sustentável"...

Impressionantes as imagens!!
Pois é...
Então, se no ano passado chocou, imaginem este ano...

Em 1980 eram 7,8 milhões de Km's quadrados de área gelada... no ano passado já só eram apenas 4,2 milhões...

O Verão deste ano causou o degelo de ainda mais vários milhares de Km's... que dificilmente voltarão a gelar muito por culpa do exagero do próprio degelo...

Milhares de espécies correm risco, se não se adaptarem rapidamente a este novo meio...

Um actual Investigador disse há muito pouco tempo sobre este assunto:

- "Estamos a viver uma época de mudanças climatéricas... e estamos a assistir aos seus efeitos, que podem ser ainda muito mais devastadores..."

E agora?
Que fazemos?
Mudamos de canal?


Aúúúúúúúúúúúúúúúúú...

3 comentários:

JBrito disse...

Acho eu, não sei, se, mas talvez, imagina, se todas as semanas, TODOS nós desligassem-mos todos os aparelhos lá de casa incluindo frigorifico e telemóveis, por 10 minutos poupávamos um nadinha o planeta.
Que achas?
A mim parece-me bem e a vocês.
Pequenas acções fazem um diferença do caraças!!!

Oldpeyote disse...

J Brito, pode parecer verdade o que dizes, mas duvido que desligar o frigorífico durante dez minutos fosse ajudar. Aliás, seria bastante contraproducente.... mas a atitude é louvável...

Lobo Cinza disse...

:)
Eh pá...
O que cada um faz, sinceramente... não quero saber...
Se se poupa nas pilhas dos vibradores... se se poupa na luz eléctrica, substituindo-as por velas... se se toma banho de água fria... eh pá...
Não sei, nem quero saber...
Umas maneiras são mais contraproducentes que outras, o que importa é a boa intenção...
O que importa é todos nós termos isso bem presente, enquanto respiramos e vivemos o nosso dia-a-dia...

Acho eu, digo eu...
E quem sou eu?
:)

Aúúúúúúúúúúúúúúúúú...