"29 de Maio de 1953
Hillary e Norgay chegam ao tecto do mundo
Esta manhã às 1h30 dois homens atingiram o pico do Monte Evereste, o ponto mais alto do planeta, a 8848 metros acima do nível do mar. O neozelandês Edmund Hillary e o guia sherpa Tenzing Norgay apertaram primeiro a mão educadamente, mas a seguir abraçaram-se um ao outro com alegria. Era a oitava tentativa de Norgay e a segunda de Hillary.
A expedição do neozelandês, dirigida por John Hunt, deixou Katmandu há dez semanas atrás, carregada com quase oito toneladas de mantimentos. Ontem Hillary e Norgay passaram a noite a 8595 metros de altitude numa tenda debaixo da vertente sudoeste, que leva ao pico. O grande desafio final era uma parede de rocha de 12 metros de altura na vertente. Hillary encontrou uma estreita reentrância e subiu lentamente até lá. Depois içou Norgay.
Os dois homens passaram apenas 15 minutos no pico, o suficiente para colocarem as bandeiras britânica, nepalesa e das Nações Unidas, comerem uma fatia de bolo de hortelã e tirarem algumas fotografias. Norgay enterrou uns doces e biscoitos no pico, como oferta, e Hillary deixou um pequeno crucifixo enterrado na neve."
Aúúúúúúúúúúúúúúúúúú...
2 comentários:
Pelo menos este saiu com o nariz inteiro da brincadeira...lol
:)
Respeito e admiro muito o "nosso" João Garcia, mas...
Naqueles tempos tudo isto era bem mais complicado de se realizar...
Esta malta é muita à frente!!
Aúúúúúúúúúúúúúúú...
Enviar um comentário