Dia 7 de Agosto no Clube dos Jornalistas
CONFERÊNCIA DE APRESENTAÇÃO DA
Campanha porDarfur
Lisboa, 3 de Agosto – Alguns representantes da sociedade civil portuguesa formalizam na terça-feira, dia 7, um compromisso com a tragédia humanitária que desde 2003 dilacera o Darfur, no Sudão, através do lançamento da campanha porDarfur.
Numa conferência a realizar no Clube dos Jornalistas, com início às15:30, serão apresentados os objectivos da Campanha e o lançamento da sua primeira iniciativa nacional bem como do website, que a partir desse dia acompanhará tudo o que no seu âmbito vier a ser feito em Portugal e também algumas iniciativas congéneres no estrangeiro.
O encontro com os representantes da comunicação social contará com a participação do Pe. José da Silva Vieira, jornalista e director de informação de uma cadeia de rádios no Sudão que tem permanecido em permanente ligação com os portugueses no terreno e transmitirá as suas impressões sobre a situação e as difíceis condições que a população da região continua a enfrentar. Também presente estará Victor Nogueira, comentador da RDP África para os Direitos Humanos e membro da Amnistia Internacional.
A campanha porDarfur é dinamizada por uma plataforma constituída pelos Missionários Combonianos, Amnistia Internacional, a Africa-Europe Faith and Justice Network, a Fundação Gonçalo da Silveira e a Comissão Justiça e Paz dos Religiosos.
A campanha conta já com o apoio da e a Comissão Nacional Justiça e Paz e MissãoPress (associação da imprensa missionária), sendo aberta e desejada a participação de toda a sociedade civil portuguesa (incluindo órgãos de comunicação social, ONGs, empresas e cidadãos individuais).
A ligação com os projectos de ajuda no terreno será realizada pela TESE – Associação para o Desenvolvimento (responsável pelo apoio logístico aos projectos combonianos no terreno) e a Caritas Portuguesa (responsável pela ligação à operação de ajuda de emergência da ACT/ Caritas internacional).
Sobre o conflito
A tragédia da província sudanesa do Darfur arrasta-se desde Fevereiro de 2003, debaixo dos olhos de uma comunidade internacional pouco consequente. Em apenas cinco anos, morreram ali, vítimas da guerra, da fome ou da doença pelo menos 200 mil pessoas – os piores prognósticos apontam para 400 mil. Calcula-se que pelo menos 2,3 milhões tenham sido obrigadas a deixar as suas casas e a procurar refúgio em campos onde estão totalmente dependentes das Nações Unidas e organizações humanitárias. Todos os dias morrem pessoas, a maior parte crianças, de todas as mais vulneráveis. O conflito internacionalizou-se, passou as fronteiras do Sudão, para o Chade, onde o número de refugiados ascende a 200 mil, e a República Centro-Africana.
Esperança para o Darfur
Mobilizar para ajudar quem o mundo esqueceu!
Cube dos Jornalistas: R das Trinas 129, Lisboa
Contacto para esclarecimentos:
Luís Silva : 917 229 210
Informações adicionais:
Missionários Combonianos: 213 955 286
Amnistia Internacional: 213 861 652
Africa-Europe Faith and Justice Network: 217 220 200
Fundação Gonçalo da Silveira: 217 541 627
Comissão Justiça e Paz dos Religiosos: 217 220 202
Sem comentários:
Enviar um comentário